segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Carnaval 2024: Prefeitura de São Paulo e ABRABE se unem para conscientizar sobre a não oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos

  Carnaval 2024: Prefeitura de São Paulo e ABRABE se unem para conscientizar sobre a não oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos


Com o slogan “Bebida alcoólica para -18 é não”, ação contou com ativações em bloco na capital paulista, vídeo institucional, parceria com influenciadores e mensagens de conscientização na plataforma CarnaMaps




No carnaval de 2024, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE preparou uma ação em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo para a conscientização contra a oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A campanha "-18 Não!", desenvolvida pela Giusti Comunicação, busca conscientizar os foliões de que vender, fornecer ou entregar bebida alcoólica para menores de idade é crime e é responsabilidade de todos zelar pela proteção de crianças e adolescentes. O ícone escolhido para representar a campanha foi a mão com o -18, que remete ao símbolo das placas presentes em bares e restaurantes que alertam o público sobre a proibição.


Para dar maior visibilidade ao movimento, a associação esteve presente no bloco VRA Power, que reuniu mais de 20 mil pessoas, no sábado, 10, na Rua Augusta, uma das principais vias da capital. No cortejo, estiveram presentes influenciadores que fizeram diferentes conteúdos de conscientização, convidando os seguidores a levantarem a mão para “-18 Não!”. Também havia balões contendo a mensagem, assim como estandarte desfilando no bloco. Além disso, os foliões receberam tatuagens temporárias com o símbolo da causa para aderir à campanha.


Outra etapa da estratégia foi a produção de um vídeo institucional (confira aqui) em que a mão amarela conversa diretamente com o público. O símbolo aparece com a mensagem “-18 Não” e reforça a responsabilidade de todos neste tema, propondo a criação de um movimento maior para combater a oferta de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. O trabalho também recebeu o apoio do CarnaMaps, plataforma da Prefeitura de São Paulo para localizar os bloquinhos de rua da cidade. Quem acessar a plataforma, será impactado por mensagens reforçando o slogan da campanha.


“Não ofertar nem comercializar bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é responsabilidade de todos, pois as crianças de hoje são os cidadãos de amanhã. É de interesse geral um comportamento de consumo adequado, por temos que cuidar para que não consuma bebida alcoólica antes da maioridade. E, quando o poder público, representado pela Prefeitura de São Paulo, atua neste assunto, ecoa toda a relevância do tema para a sociedade”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE. Foja também reforça que, para maiores de 18 anos, carnaval é tempo de beber com responsabilidade e equilíbrio, sem excesso, sempre se hidratando com água e comendo algo para que a experiência da folia seja memorável.


Sobre a ABRABE


Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias. Atualmente, são 36 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que, juntas, representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado.

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