Crédito: Walking Tour |
Cidade mineira conhecida por sua gastronomia e história reserva belas paisagens que também cabem como turismo para quem quer sair do óbvio
A natureza exuberante que privilegia o entorno de Tiradentes (MG) está mais plena do que nunca. E isso, é claro, oferece cartões postais que valem a pena ser visitados neste período de férias. Passear pelas ladeiras históricas, banhar-se em uma das diversas cachoeiras e mananciais locais e se aventurar por trilhas de tirar o fôlego são algumas das atrações que tornam a região da Serra de São José tão especial.
Há dezenas de passeios ideais para quem curte uma boa caminhada, mas também existe uma atração que une ecoturismo e adrenalina em quatro rodas. Os quadriciclos são uma experiência à parte, sobretudo por um detalhe: é o próprio turista quem guia o veículo. A Go Trilha preparou uma rota que promete duas horas de emoção para nunca mais se esquecer. “A primeira etapa do percurso é em direção ao pé da Serra de São José, onde tem um mirante digno de pôster”, garante Felipe Pena, gerente de operações da empresa.
A partir daí, os pilotos adentram na área de preservação ambiental, a porta de entrada para chegarem ao Refúgio das Libélulas, à estrada dos escravos, à bica d’água e, finalmente, ao Bichinho, um povoado com belíssimas construções, onde sobram atrações turísticas. “No Bichinho, nossa parada é na Cachaçaria Mazuma Mineira, de onde a gente retorna para a agência, mas não sem antes passar em frente à famosa Casa Torta e também pelo Museu do Automóvel”, explica Felipe Pena.
Mas para quem gosta de gastar sola de sapato – ou melhor, de tênis –, Tiradentes esbanja ótimos roteiros. Todos os dias, há saídas para a Trilha do Manguê e para a estrada dos escravos. Outras rotas que chamam a atenção dos turistas são as que fazem a travessia da Serra de São José a rota das águas, que permite, inclusive, paradas para banhos inesquecíveis.
Entre 2ª feira e sábado, na parte da tarde, também há trilhas especiais para quem quer conhecer melhor a região. “As rotas são uma das essências do turismo de Tiradentes, e a um preço que depende do próprio turista. Cada um paga aquilo que considerar justo ao guia que acompanha o grupo”, revela Fabrício Rodrigues, gerente geral da Walking Tour.
Outra opção de transporte são as bikes, que oferecem experiências incríveis de cicloturismo. Estas visitas, segundo ele, devem ser agendadas com antecedência. Mas o roteiro já é bem conhecido: os ciclistas seguem roteiros que passam por Bichinho ou pela Estrada do Parque. “Seja a pé ou de bicicleta, conhecer a região de Tiradentes é a garantia de diversão, de momentos preciosos em família e de ótimas memórias, principalmente nesse período de férias”, conclui Fabrício Rodrigues.
Se não a pé, vamos à cavalo? Neste caso há a opção do passeio feito em cavalgada em torno da cidade, num trajeto bem natural, passando pelos campos da Serra São José. Esse é um passeio para todas as idades, até para criança abaixo de cinco anos – que podem viajar em uma cela dupla.
Otávio Barbosa Cabral, gerente da agência Andantes da Estrada Real, empresa especializada em cavalgadas, conta que o visual ao longo do passeio é fantástico e que a satisfação é unânime. “São experiências que as pessoas vão guardar para o resto da vida. Quem escolhe esse passei vive uma experiência diferente. A pessoa está dentro de Tiradentes, que é uma cidade culturalmente fantástica, uma gastronomia fantástica e aí a gente tira ela do eixo do centro histórico e leva ela para fazer um tour na parte rural do município com um visual maravilhoso. Então se complementa o passeio da pessoa, então isso é fantástico, né, muito adolescente a gente faz. São três tipos de roteiros, cada um com uma dificuldade. Caso o viajante não tenha disposição para completar, nós buscamos com veículo 4x4”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário