quarta-feira, 27 de julho de 2022

Celebre o Dia Internacional da Shiraz

   Celebre o Dia Internacional da Shiraz


Conheça rótulos especialmente selecionados por Marina Bufarah de Souza, Sommelière da Wine para comemorar a data

Divulgação


O Dia Internacional da Shiraz é celebrado na quarta quinta-feira de julho, que esse ano cai em 28/07. A data comemorativa nasceu em 2020 com uma rápida campanha tática para incentivar as vendas diretas ao consumidor após o bloqueio do COVID-19 e rapidamente foi adotada pela comunidade global que ama o vinho desta uva - no hemisfério Sul conhecida como Shiraz e, no Norte, chamada de Syrah. 

A campanha estreou alcançando mais de 52.000 pessoas nas redes sociais, com a hashtag #shirazwineday usada por mais de 100 vinícolas, influenciadores e consumidores diferentes, rendendo quase 13.000 interações, 12.000 curtidas e 289 menções em todo conteúdo, um sucesso. 

Fora do eixo europeu, a Austrália é o país mais famoso por vinhos elaborados com essa uva. As primeiras mudas da casta chegaram ao país em 1832, o que garante à Austrália provavelmente os vinhedos mais antigos de Shiraz pura, muitos com mais de 100 anos. Hoje a variedade ocupa cerca de 30% do terroir australiano.

“Uma das características mais marcantes dessa fruta é sua casca, extremamente concentrada em um polifenol chamado antocianina, tornando-a quase negra. Ela também apresenta uma elevada espessura, característica que permite que ela cresça com facilidade em diferentes regiões e seja bastante resistente ao ataque de fungos e outras pragas. No geral, seus vinhos são profundos, com sabores potentes, com médio corpo e taninos muito amaciados, majoritariamente secos e com acidez média”, comenta Marina Bufarah de Souza, Sommelière da Wine.


Um brinde à Shiraz

Diretamente de Riverina, no sudeste da Austrália, temos o Nugan Estate Third Generation Shiraz 2019, que após seis meses descansando em carvalho americano, adquire notas de frutas vermelhas maduras, pimenta, toques terrosos e de chocolate amargo. Uma ótima pedida para harmonizar com a famosa costelinha ao molho barbecue.

https://www.wine.com.br/vinhos/nugan-estate-third-generation-shiraz-2019/prod25609.html


Ainda explorando o hemisfério sul, também podemos encontrar essa estilística na Argentina. O Juan Cristóbal Shiraz 2020 traz a variedade na sua forma mais fresca e frutada, num vinho descontraído, perfeito para um encontro com os amigos, acompanhado de uma tábua de frios com embutidos e queijos mais maduros.

https://www.wine.com.br/vinhos/juan-cristobal-shiraz-2020/prod26200.html


A última dica fica por conta de um vinho do velho mundo, com cara de novo mundo, o Parthenium D.O.C. Sicilia Nero d'Avola Shiraz 2018. Neste rótulo, duas castas intensas em frutas maduras combinam sua máxima expressão num vinho equilibrado e marcante. Para complementar, um suculento hambúrguer com cebola caramelizada é a harmonização certeira.

https://www.wine.com.br/vinhos/parthenium-d-o-c--sicilia-nero-d-avola-shiraz-2018/prod26973.html


Escolha seu rótulo Shiraz preferido e registre esse momento nas redes sociais com #shirazwineday. Saúde!


SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras nove em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.


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