Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

OS CAPANGAS INVADEM A SAPUCAÍ

       OS CAPANGAS INVADEM A SAPUCAÍ




"Os capangas de gerson e osmar curtindo a sapucaí" - sucesso em novela Volta por cima, atores que fazem contraventores na novela se divertem no camarote arpoador. Ou será que estão trabalhando?


Roberto Rowntree Anderson Greco Camilo Drakon Rafa Durand Douglas Felix


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

10ª Ato Artístico Coletivo Perus anuncia programação com seis dias de eventos gratuitos

De 20 a 28 de fevereiro de 2025, o Grupo Pandora de Teatro ( @grupopandoradeteatro ) e a Ocupação Artística Canhoba (@ocupacaoartisticacanhoba) promovem o 10º Ato Artístico Coletivo Perus, um festival criativo e plural, com uma programação totalmente gratuita. O evento promoverá apresentações de teatro, música, saraus, exibição de documentário, workshops e oficinas em Perus, Zona Noroeste de São Paulo.

Brincamanas - Estefânia Nazario


Abrindo a programação, no dia 20 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, acontece a exibição do documentário “Pandora 20 anos” e um bate-papo com Grupo Pandora de Teatro mediado pelo jornalista e crítico teatral Valmir Santos. Em 21 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, o Grupo Pandora de Teatro apresenta “Devastação Hécuba”. No dia 22 de fevereiro (sábado), às 19h, acontece o concerto “Sinos Viajantes” com a Orquestra Filarmônica Sinos Azuis. No dia 23 de fevereiro (domingo), às 13h, acontece o sarau “MUVUCA – Histórias pra Sonhar” com a Cia. Muvuca, e na sequência, às 14h, a “Oficina de brinquedos, brincadeiras e mediação de leitura” com BrincaManas. Em 24 de fevereiro (segunda-feira), às 14h, a Cia. Trupe Liuds apresenta “No Varal. No dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 14h, o mágico Edson Iwassaki apresenta “Magia Oriental”, e, para encerrar, às 19h, a companhia TONAEJA apresenta “Mulheres Queixadas”.


O festival também terá uma série de workshops gratuitos para a comunidade. Acesse as informações nas redes sociais do Grupo Pandora de Teatro e Ocupação Artística Canhoba.


O Ato Artístico Coletivo Perus é um dos principais eventos no calendário de Perus, trazendo produções culturais gratuitas para a região e contribuindo para a ampliação do repertório artístico da população local.

 

As ações são do projeto "Pandora 20 Anos – Firmeza Permanente" contemplado na 41° Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura. 


Informações: www.instagram.com/grupopandoradeteatro ou www.facebook.com/grupopandora.deteatro


Serviço: 10º Ato Artístico Coletivo Perus

Com Grupo Pandora de Teatro e coletivos convidados

Sinopse: O festival reforça o papel fundamental da arte no fortalecimento da identidade e da comunidade de Perus. Nesta edição, o Ato Artístico Coletivo Perus celebra também o aniversário da Ocupação Artística Canhoba, um importante espaço cultural que atua como ponto de resistência e criação, promovendo ações artísticas e educativas no bairro, e fomentando o acesso à cultura de forma inclusiva e transformadora.

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Perus - Zona Noroeste - São Paulo - SP - Grátis - Estacionamento: Não - Acessibilidade: Não - Capacidade: 50 lugares.

Programação: 

“Documentário Pandora 20 anos” com Grupo Pandora de Teatro ( @grupopandoradeteatro ) + Bate-papo com mediação de Valmir Santos, que é jornalista, crítico, pesquisador teatral e editor-fundador do site Teatrojornal Leituras de Cena. 

Data: 20 de fevereiro (quinta-feira) - Horário: 19h - Duração: 80 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: Em celebração aos 20 anos de existência do Grupo Pandora de Teatro, o documentário aborda diferentes facetas da trajetória do coletivo, com trechos de espetáculos e depoimentos de pessoas da equipe que vivenciaram os processos de criação e circulação desses trabalhos.


Espetáculo teatral “Devastação Hécuba” com Grupo Pandora de Teatro - Data: 21 de fevereiro (sexta-feira) - Horário: 19h - Duração: 80 minutos - Classificação indicativa: 12 anos - Sinopse: Inspirada na tragédia Hécuba, de Eurípides, a história de uma mulher que diante da perda irreparável de sua família e da destruição de sua cidade se revolta contra a ganância e a violência dos homens. 


Concerto “Sinos Viajantes”  com Orquestra Filarmônica Sinos Azuis ( @ofsinosazuis ) - Data: 22 de fevereiro (sábado) - Horário: 19h - Duração: 80 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: A Orquestra Filarmônica apresenta músicas no formato de música de câmara, distribuindo os naipes da orquestra em três naipes completamente distintos e com uma magnífica riqueza sonora.


Sarau “MUVUCA – Histórias pra Sonhar” com Cia. Muvuca ( @cia.muvuca ) - Data: 23 de fevereiro (domingo) - Horário: 13h - Duração: 50 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: Espetáculo participativo, com histórias, música e brincadeiras, em que as crianças são convidadas a viajar para uma terra distante onde irão semear poesia e sonhos em um plantio coletivo do mundo que queremos.


“Oficina de brinquedos, brincadeiras e mediação de leitura” com BrincaManas ( @brincamanas ) - Data: 23 de fevereiro (domingo) - Horário: 14h - Duração: 03 horas - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: A atividade busca incentivar o gosto pelas brincadeiras da cultura popular brasileira e sua ancestralidade, além de motivar a construção de brinquedos com materiais recicláveis.


Espetáculo “No Varal” com Cia. Trupe Liuds” ( @ciatrupeliuds ) - Data: 24 de fevereiro (segunda-feira) - Horário: 14h - Duração: 50 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: A partir de referências da infância vivenciada nos quintais de periferia e do desejo de comunicar a transformação diária que acontece neste território, os palhaços Candango e Torradinho penduram no varal personagens e situações vivenciadas no cotidiano da sociedade.


Espetáculo de mágica “Magia Oriental”  com Edson Iwassaki ( @edsoniwassaki ) - Data: 28 de fevereiro (sexta-feira) - Horário: 14h - Duração: 50 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: O espetáculo revive o ilusionismo tradicional japonês baseado em Tezuma, que surgiu em 1603 no país do sol nascente. 


Espetáculo teatral “Mulheres Queixadas” com TONAEJA (www.tonaeja.com) - Data: 28 de fevereiro (sexta-feira) - Horário: 19h - Duração: 40 minutos - Classificação indicativa: Livre - Sinopse: O espetáculo retrata a luta das mulheres por melhores condições de trabalho para seus maridos na Fábrica de Cimento Perus, e a coragem delas durante a greve. Um símbolo da resistência e a busca por direitos trabalhistas, promovendo reflexões sobre a importância dessas lutas e fortalecendo a memória coletiva da comunidade.


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Cia de Achadouros convida crianças de Carapicuíba para participar da criação de um espetáculo

No dia 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), às 10h30 e 14h30, com entrada gratuita, a Cia de Achadouros  ( @ciadeachadouros ), se apresenta na Oca Escola Cultural, que fica na Rua Xapuri, 600, Jardim Colonial, em Carapicuiba. 

Cia de Achadouros - Foto de Rodrigo Reis


O grupo teatral que mistura palhaçaria, máscaras e comicidade popular, está celebrando dez anos de trajetória e, como parte das comemorações, está realizando uma abertura de processo onde o público infantil é convidado a participar ativamente da criação de um novo espetáculo, que terá como protagonista uma garotinha negra que sonha em ser cientista, enquanto explora diferentes formas de entender a ciência no mundo.


As crianças assistirão à história de quatro crianças que se deparam com questões relacionadas ao fazer científico, transitando por temas como a dependência da tecnologia, o reconhecimento das sabedorias tradicionais como ciência, o universo e o espaço, e a ciência que está presente em todas as coisas ao nosso redor, como na alimentação e no cuidado com o corpo. 


Logo após a apresentação, as crianças são convidadas a deixar suas impressões, fazer perguntas e até sugerir novas ideias a partir do que viram no palco, colaborando com seu olhar para o processo de criação de um novo espetáculo. 


O projeto “A Menina Cientista” leva o público a viajar por três universos distintos da pesquisa científica: as ciências positivistas e tecnológicas da atualidade, as medicinas ancestrais e a ciência descoberta e vivida pelas crianças no seu cotidiano. 


Além de propor a criação de uma peça sobre ciência, o projeto “A Menina Cientista” propoe uma narrativa envolvente e carregada de sensibilidade, para criar um espetáculo que não só valoriza o protagonismo negro e feminino na ciência, como também convida as criança a refletirem sobre questões essenciais de nossa sociedade. 


“O projeto nos faz pensar sobre os perigos do excesso de telas na infância e a perda do contato com o mundo real. Ele nos lembra da importância de olhar para o saber ancestral e questionar a ideia de que a ciência é única e universal, evidenciando que diferentes formas de conhecimento podem e devem coexistir, enriquecendo nossas vidas”, comenta a Cia de Achadouros. 


A peça será indicada para crianças de 7 a 12 anos, mas suas reflexões e diálogos tocam adultos também, provocando um olhar atento e curioso sobre os rumos da ciência, da tecnologia e da cultura. A obra é uma dramaturgia inédita de Camila Damasceno, que marca sua estreia na criação para o público infantil. E a direção é de Fabiano Lodi, que também dirigiu a companhia na contação de histórias encenada "Raízes, memórias e outras histórias", que estreou em 2024.


Além do elenco formado pelos integrantes da Cia de Achadouros: Emiliano Favacho, Felipe Michelini e Mariá Guedes, a encenação contará com a participação de Gabi Costa como atriz convidada.


Em “A Menina Cientista”, a ciência ganha vida e se transforma em algo mais próximo e encantador, mostrando que é possível aprender e brincar ao mesmo tempo.


As ações são do projeto “Cia de Achadouros faz Dez Anos”, contemplado no Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 de Grupos e Coletivos Artísticos, realizado em parceria com a Leneus Produtora de Arte.


Informações: www.instagram.com/ciadeachadouros e www.facebook.com/ciadeachadouros


Ficha Técnica - Elenco: Emiliano Favacho, Felipe Michelini, Gabi Costa, Mariá Guedes. Direção: Fabiano Lodi. Dramaturgia: Camila Damasceno. Cenografia: Telumi Hellen. Cenotécnico: Rafael Boese. Figurino: Clau Carmo. Sonoplastia: Luis Spiga. Iluminação: Gabriele Souza. Design Gráfico: Nathalia Ernesto. Gestão de Mídias Sociais: Rúbia Galera. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Treinamento de Improvisação: Tamara Borges. Produção Executiva: Mauriceia Rocha. Assistente de Produção: Samuel Paixão. Coordenação de Produção: Leneus Produtora de Arte. Realização: Cia de Achadouros


Serviço: Apresentação “A Menina Cientista”

Com Cia de Achadouros

Sinopse: Marema é uma garotinha negra que sonha ser cientista. Junto a seus amigos, ela irá viajar no tempo e nos espaços, enquanto explora diferentes formas de entender e fazer ciência. Em busca de respostas para todas as perguntas que fazem ao mundo, as crianças descobrem e vivem a ciência em seu cotidiano. A peça transita por temas como a dependência da tecnologia, o fascínio pela astronomia e os conhecimentos ancestrais e sabedorias tradicionais enquanto formas de convívio, produção e disseminação de muitos modos de fazer ciência, evidenciando que diferentes formas de conhecimento podem e devem coexistir, enriquecendo nossas vidas. Duração: 60 minutos 

Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos e suas famílias
Classificação: Livre para todos os públicos

Grátis
Quando: 13 de fevereiro de 2025 (quinta-feira) - Horário: 10h30 e 14h30

Local:  Oca Escola Cultural - Rua Xapuri, 600, Jardim Colonial - Carapicuíba - São Paulo.